Matérias para profissionais do Varejo Farmacêutico

Identifique o Perfil dos Consumidores

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Pesquisa realizada pelo Datafolha/ICTQ ajuda a traçar as características dos clientes que adquirem produtos de higiene pessoal nas farmácias. O consumo de produtos de higiene pessoal e cosméticos (HPC) no Brasil em farmácias e drogarias está crescendo a cada ano, aponta estudo realizado pelo Datafolha/ICTQ – Pós-Graduação para Farmacêuticos. Trata-se de uma excelente oportunidade de negócio para os estabelecimentos, que precisam conhecer o perfil desses consumidores a fim de desenvolver ações voltadas para eles, evitando a ruptura, treinando os colaboradores e, consequentemente, ampliando as vendas.

Preferência do consumidor de medicamentos

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Redes de farmácias e drogarias são escolhidas de forma espontânea e estimulada. Resultados apontam que a regionalização é o forte, o que acirra cada vez mais a concorrência

Consumo de remédio sem receita é maior em Fortaleza

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Aproximadamente 20% dos brasileiros consomem medicamento controlado (tarja preta ou vermelha) sem receita médica, segundo uma pesquisa do Datafolha e do Ictq (instituto de pós-graduação para farmacêuticos).

Expansão de genéricos perde fôlego

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Arquirrivais no segmento de genéricos, a brasileira EMS e a Medley, controlada pela francesa Sanofi, disputam palmo a palmo cada espaço nas prateleiras das farmácias do país. A estratégia adotada por essas empresas e concorrentes - a política agressiva de descontos - até então era a principal arma para avançar em participação de mercado. Essa prática, contudo, chegou ao seu limite, segundo especialistas ouvidos pelo Valor. "A farra dos descontos está acabando", disse uma fonte.

Ganhos dos genéricos ao consumidor

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Brasileiros economizaram aproximadamente R$ 34 bilhões em uma década comprando medicamentos genéricos. A conta pode ser bem maior se forem contabilizados os descontos que a indústria passou a oferecer para medicamentos de marca.

Um profissional indispensável

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Valorização farmacêutica fica comprovada com dados divulgados em pesquisa inédita no segmento para a saúde do consumidor. A presença do farmacêutico nas drogarias é importante, sendo uma parte essencial para a saúde do consumidor. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Datafolha/ICTQ Instituto de Pós-Graduação para Farmacêuticos. O estudo, feito em 12 capitais brasileiras, inclusive Goiânia, ouviu 1.611 pessoas e traçou que o consumidor está dando importância à presença do farmacêutico na farmácia, uma vez que ele ajuda na escolha do produto correto. A presença do farmacêutico nas drogarias é importante para 95% dos entrevistados brasileiros e 68% consideram o farmacêutico uma parte essencial .Os dados da região metropolitana de Goiânia revelam números semelhantes à pesquisa nacional.

Perfil do consumidor de Medicamentos

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A maior parcela dos compradores de farmácias e drogarias é do público feminino, exerce atividade remunerada e pertence à classe c. Cinquenta e cinco por cento dos compradores de farmácias e drogarias são do sexo feminino e possuem em média 41 anos de idade. Os consumidores do sexo masculino somam 45%. A evidenciação deste dado foi revelada pela pesquisa Perfil do Consumidor de Medicamentos no Brasil 2013, realizada pelo Datafolha/ICTQ – Pós-Graduação para Farmacêuticos.

Em cidades pequenas, loja faz papel de supermercado

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De televisão a celular, e até remédios. O conceito de farmácia muda de Estado para Estado, apesar de a lei federal nº 5.991, de 1973, estabelecer que farmácias e drogarias têm de ter suas vendas restritas a medicamentos. Nos últimos anos o mix de vendas nesses estabelecimentos ganhou novos contornos.

Pesquisa ICTQ

Pesquisa ICTQ mostrará relação entre Saúde, Medicamentos e Qualidade de Vida no Brasil

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O ICTQ – Instituto de Pós-Graduação para Farmacêuticos –, em parceria com o Instituto de Pesquisa Datafolha, está realizando entre os meses de abril e maio, sua segunda pesquisa em 2013. Trata-se do “1° Estudo sobre Saúde, Medicalização e Qualidade de Vida do Brasileiro”. A pesquisa inédita terá como principal objetivo compreender as percepções da população sobre o processo de adoecimento, bem como, o de medicalização. Desenvolvida em fases, a primeira será realizada em 140 municípios, abrangendo todas as regiões do país. A previsão é de que a partir do mês de junho/2013 os dados estejam disponíveis para consulta.

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