Alerta: Anvisa determina recolhimento de lote do Tramadon por contaminação cruzada

Alerta: Anvisa determina recolhimento de lote do Tramadon por contaminação cruzada

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento (voluntário) do lote 19080161 do medicamento Tramadon (cloridrato de tramadol 50 mg/mL, solução injetável), pertencente à indústria farmacêutica Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos, em razão de contaminação cruzada no que tange à troca de rotulagem.

A medida foi estabelecida por meio da Resolução (RE) 2.286, de 2 de junho de 2020, no Diário Oficial da União (D.O.U.). Segundo o órgão sanitário, o comunicado de recolhimento voluntário foi realizado pela empresa responsável pelo produto. A apresentação destaca no comunicado é: 50 mg/ ml sol inj iv/im cx 25 amp vd trans x. O Tramadon é indicado para o alívio da dor de intensidade moderada à grave.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Além do recolhimento voluntário, a Agência reguladora também suspendeu a comercialização, distribuição e uso desse lote do produto. A equipe de jornalismo do Portal do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico tentou contato com Cristália, para saber mais informações sobre o recolhimento, mas não teve retorno até a publicação desta matéria. A RE 2.286/20 pode ser conferida no Diário Oficial (veja aqui).

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/farmacia-clinica/1716-farmacia-clinica-todas-as-dores-sao-iguais)

Cautela sobre recolhimentos  

É importante ressaltar que no caso desse recolhimento do Tramadon, citado na RE 2.286/20 , a medida foi identificada como voluntária, ou seja, é possível que tenha sido solicitado pela própria empresa. Nessas situações, muitas vezes, a ação pode funcionar  apenas como uma ação de controle interno.

Vale lembrar ainda que a medida é válida apenas para o lote citado pela Agência reguladora. Em caso de dúvidas, ou da identificação de alguma unidade entre os produtos destacados na resolução, o mais adequado é entrar em contato com a empresa farmacêutica responsável pelo medicamento e obter mais informações sobre o procedimento.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS