Pesquisadores desenvolvem tecido que mata coronavírus para o uso de farmacêuticos

Pesquisadores desenvolvem tecido que mata coronavírus para o uso de farmacêuticos

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pretendem apresentar dentro de dois meses um tecido antiviral com propriedades capazes de eliminar o novo coronavírus (Covid-19). A ideia é que o produto seja aplicado em máscaras utilizadas por profissionais de saúde, como farmacêuticos, por exemplo, que estão mais expostos aos riscos de contaminação pelo vírus.

"O que a gente está fazendo não é desenvolver o tecido e, sim, estamos modificando o tecido para garantir que ele tenha propriedades aprimoradas pelas modificações que fazemos nele. A gente inclui também partículas que são antivirais, que vão matar o vírus", explicou a professora URFJ, Renata Simão, que está envolvida na iniciativa, em entrevista à Agência Brasil.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo ela, os cientistas envolvidos na pesquisa estão fabricando produtos que vão ser colocados em um tecido normal de algodão, para fazer com que essa peça comum tenha propriedades aprimoradas e atinja até o nível de uma máscara semelhante à N95.

O tecido

A peça que está sendo confeccionada é chamada de tecido hidrofóbico (impermeável). Normalmente, o vírus, é transmitido por meio de gotículas, como da saliva, por exemplo, que o indivíduo contaminado pode expelir ao espirrar ou tossir. Contudo, ao entrar em contato com esse produto que está em análise e desenvolvimento pelos pesquisadores, essas gotas pequenas não conseguem penetrar e vão escorrer pela máscara. "E se, por acaso, penetrarem, tem uma camada interna que vai conter, com nanopartículas que vão matar o vírus", explica Renata.

De início, a ideia dos cientistas é desenvolver uma máscara com três camadas, sendo a primeira para proporcionar conforto, perto do rosto; a segundo no meio, incluindo nanopartículas; e a terceira, externa, com um recobrimento hidrofóbico: "Que também é biocompatível e biodegradável", complementa a professora, que ainda reforça que algumas camadas podem ser feitas também com papel modificado: "A gente pensa na externa e na do meio com papel”, pontua.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Testes

A iniciativa ainda conta com colaboradores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio).

Por hora, o produto ainda está em fase de testes. As nanopartículas estão sendo analisadas no Laboratório de Microscopia Eletrônica do Inmetro: "Caso seja comprovada a eficácia (do tecido), o País poderá ter acesso a uma tecnologia que proporcionará mais segurança e risco reduzido da contaminação, inclusive, em ambiente hospitalar, onde é mais frequente. E o melhor: a um custo-benefício acessível à sociedade", explicou o especialista em Metrologia de Materiais do Inmetro e coordenador do projeto denominado Tecidos Hidrofóbicos e Ativos para Substituição do TNT Hospitalar, Carlos Anchete, em matéria publicada no UOL.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS