Novo Nordisk negocia com Governo o fornecimento de medicamentos contra obesidade

Novo Nordisk negocia com Governo o fornecimento de medicamentos contra obesidade

A indústria farmacêutica Novo Nordisk tem negociado com o Governo Federal sobre o fornecimento de medicamentos, utilizados no tratamento da obesidade mórbida, para o Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, esse tipo de substância não é disponibilizada na rede pública.

A informação foi revelada pelo presidente corporativo e gerente da companhia no Brasil, Allan Finkel: “Iniciamos uma conversa com o Ministério da Saúde (MS) para mostrar que a obesidade é uma doença crônica e que tem um impacto grande na qualidade de vida e na saúde da população, pois, 57% das pessoas estão com sobrepeso. Outro destaque é a introdução no SUS de insulinas mais modernas que acabamos de lançar no País”, disse ele, em entrevista ao Valor Econômico.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

De acordo com o executivo, nesse mercado, a maior parte da receita da empresa vem do setor privado. Além de fármacos para a obesidade, a Novo Nordisk também tem um alto lucro com a venda de insulinas mais modernas e outros medicamentos para o tratamento do diabetes.

Inovação em insulinas

Finkel revela que, em 2019, o SUS começou a disponibilizar a insulina em canetas desenvolvida pela empresa, logo após uma parceria com o MS. “O SUS, até o ano passado, distribuía as insulinas em frascos aos pacientes. E esse dispositivo é fabricado no Brasil na unidade de Montes Claros, em Minas Gerais. Esse trabalho vamos fazer com as outras insulinas mais modernas que incorporamos em nosso portfólio no Brasil".

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/farmacia-clinica/1716-farmacia-clinica-todas-as-dores-sao-iguais)

Vale destacar que, atualmente, a Novo Nordisk é a maior fabricante de insulinas da América Latina, sendo que uma grande parcela da produção é destinada à rede pública de saúde brasileira.

Ampliação de portfólio

Em junho de 2020, a companhia farmacêutica lançou um produto. Segundo Finkel, uma nova insulina poderá proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes, pois, o medicamento pode ser administrado pouco antes das refeições.

“Se não comer a quantidade prevista, tem que compensar com algum outro alimento porque já aplicou a insulina. A vantagem desse medicamento que estamos lançando é que o paciente pode aplicar na hora em que vai comer ou até alguns minutos depois. É uma grande inovação e faz com que o paciente se aproxime de uma vida normal”, destaca o executivo.

Por hora, essa nova insulina ainda não é fabricada no Brasil. Contudo, Finkel pontua que, em breve, o medicamento poderá ser produzido na subdivisão da empresa em Montes Claros (MG). “Pode vir a produzir, temos oportunidade de trazer novas insulinas para o País. Atualmente, esse produto é fabricado na Dinamarca”, finaliza.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS